top of page

O que é uma célula de carga?

Atualizado: 15 de mai. de 2020


célula de carga

Apesar de estar presente em muitas indústrias e laboratórios, muitas pessoas ainda não sabem o que é uma célula de carga e como ela funciona.


Esse dispositivo é amplamente utilizado em diversos setores, como mercado, indústrias, fábricas e laboratórios, facilitando a medição de massa.



Mas para que essas medidas sejam de forma correta é fundamental conhecer quais são os tipos e quais são mais indicadas para a aplicação desejada.

Continue lendo o post e descubra o que é uma célula de carga, como ela surgiu e quais são os tipos!

O que é uma célula de carga?

Uma célula de carga é um dispositivo que tem como função efetuar uma medição e transformá-la em uma saída de tensão ou corrente.

Essa medição pode ser feita de diferentes formas, mas, em geral, as mais utilizadas são as de flexão ou deformação de um determinado corpo.

Para entender melhor o que é uma célula de carga, podemos utilizar um exemplo: a balança.

Ao colocarmos um objeto em cima de uma balança, ela sofrerá uma flexão que corresponderá a uma certa massa.

Dessa forma, a célula de carga é a responsável por transformar a flexão de um corpo em um sinal elétrico, no caso, a quantidade de massa medida.

Por serem utilizados em diversos ambientes, esses equipamentos podem ser fabricados em diferentes materiais para se adaptarem aos seus usos, conseguindo trabalhar em uma faixa de temperatura ampla e com umidade no ambiente.

Vale ressaltar que cada célula de carga tem suas próprias características, enquanto algumas oferecem um alto nível de precisão, outras são mais indicadas para massas maiores, como toneladas.

Como a célula de carga surgiu?

Já sabendo o que é uma célula de carga, é interessante compreender seu funcionamento e sua origem.

O físico Wheatstone, famoso por criar o estetoscópio e a cifra Playfair, conseguiu melhorar um circuito com a capacidade de medir resistências elétricas que tinha sido criado por Samuel Hunter Christie em 1833.

Esses circuitos, chamados de pontes de Wheatstone, foram amplamente utilizados para medir as alterações de resistência que ocorrem em sensores de deformação e tensão, havendo, portanto, uma ampla aplicação.

Dentro dela, a de medição de temperatura, pressão e massa.

Apesar de a primeira célula de carga ter sido desenvolvida em 1843, apenas após a eletrônica moderna, em 1940 que se tornou uma tecnologia viável de replicação.

Desde então, esse dispositivo se tornou comum em balanças e outros equipamentos de medição.

Quais são os principais tipos de célula de carga?

Separamos as células de carga de acordo com a forma que a detecção de peso é feita.

A célula de carga de compressão, por exemplo, é ideal para ambientes menores e oferece estabilidade a longo prazo.

Seu funcionamento é baseado na medição da força de empurrão ao longo do único eixo.

Já as de carga de tensão fazem sua medição através da força de tração e são amplamente utilizadas em indústrias pela sua alta durabilidade.

Chamamos de células de carga tipo S aquelas que têm seu formato similar com essa letra. Seu funcionamento, por sua vez, pode ser tanto sob tensão quanto compressão.

O tipo plataforma faz sua medição baseada na deformação do sensor, fornecendo medidas precisas independentemente da forma que o corpo esteja disponibilizado sob a base, por isso, elas são muito utilizadas por comércios e nas indústrias.

E para aplicações em silos foi criado a microcélula de carga, também chamada de strain gages.

Esse dispositivo é colocado nas hastes dos silos, medindo a variação de stress na estrutura e convertendo a saída de tensão na massa respectiva.

Agora que você já sabe o que é uma célula de carga, como ela funciona e quais são os principais tipos, entre em contato com a Kistler-Morse para adquirir a sua!



Sobre a Kistler-Morse

A Kistler-Morse desenvolve e fabrica microcélulas e células de carga, sensores que transformam silos em balanças fornecendo soluções completas de pesagem a granel e aplicações em processo. Ela também fornece controladores que criam um sistema completo de pesagem.


Para entrar em contato com a Kistler-Morse, ligue para +55 11 3616-0150, envie mensagem no WhatsApp para +55 11 95301-6658 ou e-mail para atendimento@sptech.com.

bottom of page