Os tipos de célula de carga servem para medições específicas, dentro das mais diversas realidades, atendendo as necessidades de várias operações.
A célula de carga é um transdutor de força, ou seja, possibilita a medição de objetos de forma indireta com precisão e versatilidade.
Utilizadas para medir o peso de objetos, são fundamentais em operações comerciais e no cotidiano da sociedade.
Encontramos esses dispositivos nas mais diversas aplicações, como:
● silos e tanques,
● pontes rolantes,
● balanças rodoviárias,
● elevadores,
● guindastes.
Esse dispositivo possibilita a medição do peso e da massa dos mais variados objetos, permitindo o controle de estoques de produtos a granel, inibindo o funcionamento de um elevador com sobrecarga e pesando frutas em um supermercado.
Neste post apresentamos os tipos de célula de carga e as suas aplicações. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Quais são os tipos de célula de carga?
Dependendo do uso e aplicação desejada para a medição de peso e massa, são necessárias tecnologias apropriadas nas células de carga para se obter os resultados.
Sendo assim, os dados são provenientes de dispositivos que trabalham com o sinal de saída gerado ou com a detecção do peso. Vamos conhecê-las:
De acordo com o sinal de saída gerado
Essa tecnologia permite que os tipos de célula de carga emitam sinais eletrônicos, detectados e interpretados de modo a determinar o peso do objeto que está sendo avaliado.
O processo pode ser realizados utilizando 3 diferentes tecnologias:
Célula de carga hidráulica
A célula de carga hidráulica, trabalha avaliando a mudança na pressão do fluido de preenchimento interno, determinando dessa forma o peso.
Quanto maior a força exercida, mais elevado o peso do objeto, que comprime o fluido hidráulico, elevando sua pressão.
Por não possuir componentes elétricos, é bastante utilizada na medição de silos e tanques em locais remotos.
Célula de carga pneumática
A célula de carga pneumática também utiliza o equilíbrio de forças para obter resultados do peso, no entanto, trabalha com câmaras de amortecimento.
São utilizadas para medir pesos menores, onde a limpeza e a segurança são essenciais e prioritárias.
Célula de carga com extensômetro
A célula com extensômetro trabalha com sensor de deformação, convertendo a carga que age sobre ela em sinais elétricos.
Através da deformação mecânica que acontece em função do peso aplicado, ocorre a alteração da resistência elétrica dos medidores, obtendo-se os resultados com grande precisão.
De acordo com a detecção de peso
A medição realizada de acordo com a detecção de peso utiliza diversos tipos de célula de carga, que são escolhidas de acordo com a necessidade de precisão ou pela faixa de peso a ser detectada, utilizando a tecnologia adequada a cada situação.
Esses sensores de pesagem possibilitam transformar silos em balanças, variando desde ambientes sanitários a externos.
Existem diversos modelos de células de cargas disponíveis, desde aplicações em processos com capacidades menores até medição de grandes estoques em silos de armazenamento a granel.
A Kistler-Morse fabrica e distribui tipos de célula de carga para as mais diversas necessidades, possuindo uma linha de produtos que atende a clientes em mais de 40 países.
Atuando desde 1974, a empresa é referência no assunto e especialista em aplicações que envolvam gestão de inventário e pesagem em processo.
Agora que você já conhece os tipos de célula de carga, siga nosso blog e conheça outras soluções para pesagem da Kistler-Morse.
Sobre a Kistler-Morse
A Kistler-Morse desenvolve e fabrica microcélulas e células de carga, sensores que transformam silos em balanças fornecendo soluções completas de pesagem a granel e aplicações em processo. Ela também fornece controladores que criam um sistema completo de pesagem.
Para entrar em contato com a Kistler-Morse, ligue para +55 11 3616-0150, envie mensagem no WhatsApp para +55 11 95301-6658 ou e-mail para atendimento@sptech.com.
Comments