top of page

Como funciona uma célula de carga?


Como funciona uma célula de carga

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como funciona uma célula de carga, esse fundamental componente da balança, também conhecido como transdutor eletromecânico.

É através desse dispositivo que é possível medir a deformação ou flexão de um produto, transformando esses dados em uma saída de tensão ou de corrente.



Quanto maior a deformação ou flexão ocorrida, mais pesado é o objeto que está sofrendo a medição. A avaliação do peso se dá através de sensores que transformam a deformação em sinais elétricos.

Os sinais por sua vez, são interpretados e transformados em valores de peso, com uma precisão na ordem de 0,01% da capacidade total da balança.

Neste post apresentamos como funciona uma célula de carga. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Como funciona uma célula de carga e quais as opções existentes?


Como já mencionado, uma célula de carga é um importante elemento de uma balança, que atua mediante a deformação ou flexão ocasionada pelo produto que se deseja pesar.

Para respondermos como funciona uma célula de carga, é necessário conhecer os objetivos e necessidades específicas dessa ação, uma vez que existem 3 opções que apresentamos na sequência:


Célula de carga hidráulica

A célula de carga hidráulica consiste na soldagem de duas placas que venham a selar um fluido que trabalha sob pressão.

Quando a célula é pressionada, a pressão do fluido aumenta, sendo medida por um transdutor que a converte em sinais elétricos analisados e transformados em valores de peso.

Essas células podem funcionar sem eletricidade, porém não possuem a precisão de dados se comparada às outras soluções.

Essa é uma excelente opção a ser utilizada especialmente em lugares remotos, onde não exista a possibilidade de alimentação de energia.

Célula de carga pneumática

A célula de carga pneumática é normalmente utilizada para medir pesos não muito elevados. Bastante utilizada em ambientes onde não podem ocorrer contaminações e quando a segurança é indispensável.

Seu funcionamento ocorre baseado no princípio de força, ou seja, na medição da pressão exercida pelo ar.

Célula de carga com extensômetro

A célula de carga com extensômetro é o tipo mais comum e utilizada no mercado. Trabalha baseado na deformação de materiais, que é calculado a partir da força aplicada, conforme já mencionado no início desse post.

Essa célula oferece uma precisão de 0,25% a 0,03% do fundo de escala e são adequadas para a maioria das aplicações industriais.

Como escolher a melhor célula de carga?

Agora que você já sabe como funciona uma célula de carga, precisa decidir qual a melhor a ser adquirida.

A resposta está em saber qual delas se adapta melhor e atende as necessidades do seu negócio em função das particularidades e especificidades.

Para isso, existem alguns tipos de detecção de peso, cada qual voltada a determinadas aplicações, tais como:

● single point - usada em pesagens dinâmicas em um ponto específico da célula,

● tipo beam - utilizadas nas áreas de produção, processos e controles, como, por exemplo, ensacadoras,

● para forças de compressão - ideais para pesagem de tanques e engenharia industrial onde a medição ocorre por compressão,

● para força de tração - também utilizadas para pesagem de tanques e na engenharia industrial onde a medição ocorre por força de tração,

Como se observa, existem soluções para todas as situações e para as mais diversas aplicações e necessidades.

O ideal nesse caso é procurar por especialistas, que tenham experiência no mercado e produtos reconhecidos internacionalmente. A Kistler-Morse é a melhor opção, distribuindo suas soluções em mais de 40 países e com forte presença no Brasil.

Agora que você já sabe como funciona uma célula de carga, acesse nosso site e conheça nossos produtos. Estamos à disposição para apresentar a melhor opção para as necessidades de sua empresa!


Sobre a Kistler-Morse

A Kistler-Morse desenvolve e fabrica microcélulas e células de carga, sensores que transformam silos em balanças fornecendo soluções completas de pesagem a granel e aplicações em processo. Ela também fornece controladores que criam um sistema completo de pesagem.

Para entrar em contato com a Kistler-Morse, ligue para +55 11 3616-0150, envie mensagem no WhatsApp para +55 11 95301-6658 ou e-mail para atendimento@sptech.com.

bottom of page