top of page

Conheça os tipos de célula de carga!


tipos de célula de carga

Os tipos de célula de carga servem para medições específicas, dentro das mais diversas realidades, atendendo as necessidades de várias operações.

A célula de carga é um transdutor de força, ou seja, possibilita a medição de objetos de forma indireta com precisão e versatilidade.

Utilizadas para medir o peso de objetos, são fundamentais em operações comerciais e no cotidiano da sociedade.

Encontramos esses dispositivos nas mais diversas aplicações, como:

● silos e tanques,

● pontes rolantes,

● balanças rodoviárias,

● elevadores,

● guindastes.

Esse dispositivo possibilita a medição do peso e da massa dos mais variados objetos, permitindo o controle de estoques de produtos a granel, inibindo o funcionamento de um elevador com sobrecarga e pesando frutas em um supermercado.

Neste post apresentamos os tipos de célula de carga e as suas aplicações. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Quais são os tipos de célula de carga?


Dependendo do uso e aplicação desejada para a medição de peso e massa, são necessárias tecnologias apropriadas nas células de carga para se obter os resultados.

Sendo assim, os dados são provenientes de dispositivos que trabalham com o sinal de saída gerado ou com a detecção do peso. Vamos conhecê-las:

De acordo com o sinal de saída gerado

Essa tecnologia permite que os tipos de célula de carga emitam sinais eletrônicos, detectados e interpretados de modo a determinar o peso do objeto que está sendo avaliado.

O processo pode ser realizados utilizando 3 diferentes tecnologias:

Célula de carga hidráulica

A célula de carga hidráulica, trabalha avaliando a mudança na pressão do fluido de preenchimento interno, determinando dessa forma o peso.

Quanto maior a força exercida, mais elevado o peso do objeto, que comprime o fluido hidráulico, elevando sua pressão.

Por não possuir componentes elétricos, é bastante utilizada na medição de silos e tanques em locais remotos.

Célula de carga pneumática

A célula de carga pneumática também utiliza o equilíbrio de forças para obter resultados do peso, no entanto, trabalha com câmaras de amortecimento.

São utilizadas para medir pesos menores, onde a limpeza e a segurança são essenciais e prioritárias.

Célula de carga com extensômetro

A célula com extensômetro trabalha com sensor de deformação, convertendo a carga que age sobre ela em sinais elétricos.

Através da deformação mecânica que acontece em função do peso aplicado, ocorre a alteração da resistência elétrica dos medidores, obtendo-se os resultados com grande precisão.

De acordo com a detecção de peso


A medição realizada de acordo com a detecção de peso utiliza diversos tipos de célula de carga, que são escolhidas de acordo com a necessidade de precisão ou pela faixa de peso a ser detectada, utilizando a tecnologia adequada a cada situação.

Esses sensores de pesagem possibilitam transformar silos em balanças, variando desde ambientes sanitários a externos.

Existem diversos modelos de células de cargas disponíveis, desde aplicações em processos com capacidades menores até medição de grandes estoques em silos de armazenamento a granel.

A Kistler-Morse fabrica e distribui tipos de célula de carga para as mais diversas necessidades, possuindo uma linha de produtos que atende a clientes em mais de 40 países.

Atuando desde 1974, a empresa é referência no assunto e especialista em aplicações que envolvam gestão de inventário e pesagem em processo.

Agora que você já conhece os tipos de célula de carga, siga nosso blog e conheça outras soluções para pesagem da Kistler-Morse.


Sobre a Kistler-Morse

A Kistler-Morse desenvolve e fabrica microcélulas e células de carga, sensores que transformam silos em balanças fornecendo soluções completas de pesagem a granel e aplicações em processo. Ela também fornece controladores que criam um sistema completo de pesagem.


Para entrar em contato com a Kistler-Morse, ligue para +55 11 3616-0150, envie mensagem no WhatsApp para +55 11 95301-6658 ou e-mail para atendimento@sptech.com.

bottom of page